Penha: Cabral diz que em duas semanas Alemão terá base fixa de UPP
quarta-feira, 30 de maio de 2012O governador Sérgio Cabral anunciou hoje (30) que dentro de 15 dias o Conjunto de Favelas do Alemão, no Rio de Janeiro, vai ganhar a primeira base fixa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, em Nova Brasília.
“Eu quero anunciar que brevemente estará sendo inaugurada a primeira base fixa do Alemão”, disse Cabral.
Na inauguração da quarta e última UPP do Alemão – as outra quatro serão instaladas no Conjunto de Favelas da Penha – Cabral agradeceu o apoio do Exército e do governo federal para a pacificação da região.
Instalada no Morro do Alemão, a unidade vai beneficiar cerca de 20 mil moradores do próprio Alemão e da comunidade Pedra do Sapo, segundo o Instituo Pereira Passos (IPP).
A sede provisória da UPP foi instalada no Largo do Canitar, em Inhaúma. Trezentos e vinte policiais integram o efetivo da unidade. A cerimônia de inauguração da unidade contou com a presença do governador Sérgio Cabral, do secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame, e de outras autoridades das polícias Militar e Civil.
De acordo com o coronel Rogério Seabra, do Comando de Polícia Pacificadora, nas próximas semanas a Polícia Militar começa a substituir as tropas do Exército nas favelas da Penha.
As duas primeiras UPPs do Alemão foram inauguradas no dia 18 de abril e ficam na Fazendinha e na Nova Brasília. No dia 8 de abril foi inaugurada a 3ª unidade que atende os morros dos Adeus e da Baiana.
Ocupação do Alemão
As Forças de Pacificação ocupam o Alemão desde 28 de novembro de 2010 e têm o apoio dos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Choque (BPChq) desde o dia 28 de março de 2012, por conta da inauguração das UPPs.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Penha RJ:
- RJ: Complexo da Penha ganha mais duas UPPs
- Polícia quer ouvir diretor de hospital sobre morte de médica na Penha
- Escolas de Bangu e da Penha receberão cursos de férias em janeiro
- Táxis especiais e convencionais no carnaval terão corrida tabelada para Penha e região
- Revitalização de projetos urbanísticos beneficia moradores da Penha