RJ: Complexo da Penha ganha mais duas UPPs
quinta-feira, 30 de agosto de 2012O processo de pacificação nos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do RJ, completou-se, ontem, com a inauguração de mais duas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs): no Parque Proletário e na Vila Cruzeiro. Na cerimônia, que teve presença do governador Sérgio Cabral, o coordenador-geral das UPPs, coronel Rogério Seabra, disse que a Rocinha, na zona sul, também receberá uma unidade em setembro. E anunciou a criação de um novo Disque-UPP.
O canal de comunicação abrangerá todas as UPPs e permitirá à população fazer denúncias sobre criminosos, má conduta de policiais, dar críticas e sugestões. O serviço está disponível desde ontem, através do telefone 2234-7599.
“Estamos aqui para dialogar com a comunidade e com suas lideranças locais em busca de uma paz duradoura. Não vamos medir esforços e estamos motivados para isso”, destacou o coronel Rogério Seabra.
Efetivo de 520 PMs
Para patrulhar seis comunidades abrangidas pelas duas UPPs, as bases terão efetivo de 520 policiais – 220 PMs no Parque Proletário e 300 PMs na Vila Cruzeiro.
Ocupado pelas forças de segurança em novembro de 2010, o Complexo da Penha abriga ainda outras duas UPPs: Chatuba e Fé/Sereno, instaladas em junho passado. Com a inauguração das duas novas bases, o Rio chega a 27 UPPs ao todo.
Durante a solenidade, o governador Sérgio Cabral admitiu que o tráfico continuará tentando dificultar o trabalho da polícia pacificadora. “Não temos ilusão de que o poder marginal vai sossegar. Sabemos que os traficantes agirão para minar nossas ações. Mas essa tem que ser uma política de Estado do Rio de Janeiro, que não pode parar”, frisou.
Fonte: BandNews