Após ocupação no Complexo da Penha, polícia prende foragido da Justiça
quinta-feira, 28 de junho de 2012A Polícia Militar substitutiu, na manhã desta quinta-feira, as tropas da Força de Pacificação do Exército que ocupavam a Vila Cruzeiro e o Parque Proletário, no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, há um ano e meio. Não houve confronto. Com a presença dos 500 homens dos batalhões de Operações Especiais (Bope), de Choque (BPChoque), de Campanha e do Grupamento Aéreo Marítimo (GAM) e da Companhia de Cães, o Exército encerra definitivamente sua participação na quarta e última etapa no processo de retomada para a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na Penha e no complexo do Alemão.
Por volta das 10h, policiais do BPChoque realizaram a primeira prisão da ocupação desta quinta-feira no Complexo da Penha. José Cosme de Amorim, conhecido como Quito, de 40 anos, foi detido na Favela da Merindiba. Contra ele há um mandado de prisão por roubo. Outros 14 foram expedidos para criminosos que atuariam nesta comunidade, no Parque Proletário e na Vila Cruzeiro.
Segundo o major Marcus Bouças, relações-púlicas da Força de Pacificação, os militares ocuparam pontos estratégicos da Vila Cruzeiro a partir das 3h. O Bope iniciou a substituição por volta das 5h. Às 6h, os últimos homens do Exército deixaram de vez o Complexo da Penha. O porta-voz da PM, coronel Frederico Caldas, comemorou a ocupação.
“Essa é a conclusão de um trabalho iniciado há um ano de meio. O Exército desempenhou um papel maravilhoso. A ocupação foi um grande desafio. Hoje é um dia histórico de retomada do Alemão e Penha”, celebrou. De acordo com Caldas, como em outras ocupações da PM, será feita uma varredura nas duas comunidades em busca de armas, drogas e bandidos.
UPPs devem chegar em um mês
Frederico Caldas revelou ainda que duas UPPs devem ser inauguradas dentro de um mês: uma na Vila Cruzeiro com 300 policiais e outra no Parque Proletário com 200 militares. Com isso, o efetivo total no Complexo da Penha e do Alemão será de 2.150 policiais. Um container foi colocado na Praça do Cruzeiro, uma das principais localidades da comunidade, próximo ao chamado Campo do Adriano, local onde o ex-jogador da seleção brasileira e cria da comunidade deu seus primeiros passos no futebol. O local servirá de base do Bope.
Ainda de acordo com o porta-voz da PM, a Coordenadoria de Inteligência da corporação realizou um mapeamento sobre o que chamou de ‘tráfico dissimulado’. Filmagens mostraram localidades e situações em que traficantes agem de maneira menos ostensiva, utilizando artifícios como esconder drogas em baldes para disfarçar a venda, por exemplo.
A polícia conta com a participação dos moradores das comunidades recém-ocupadas pelo Bope denunciando marginais e esconderijos de drogas e armas. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 2332-8486 (BPChoque) e 2334-3983 (Bope). Ou ainda ao Disque-Denúncia. O número é 2253-1177.
A PM orienta ainda os moradores a andar com documentos e a colaborar em caso de solicitação de revista. Motoristas e motociclistas devem estar com os documentos de seus veículos e de habilitação.
PM fará operações em comunidades na busca de fugitivos
Com a última fase da ocupação da PM nos complexos da Penha e do Alemão, a PM vai apertar o cerco em outras comunidades da facção Comando Vermelho, que dominava a venda de drogas nessas comunidades. Segundo o coronel Frederico Caldas, a partir da próxima segunda-feira ações pontuais serão realizadas em morros e favelas do Rio, Niterói, São Gonçalo e da Baixada Fluminense. O objetivo é tentar localizar e prender traficantes que fugiram da Vila Cruzeiro e do Parque Proletário com a chegada do Bope.
UPPs da Penha são inauguradas
As primeiras Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Complexo da Penha, na Zona Norte, foram inauguradas nesta quarta-feira. As cerimônia reuniram autoridades como o governador Sérgio Cabral e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. Na solenidade, o coronel Rogério Seabra, coordenador geral das UPPs, revelou que a UPP do Fallet e Fogueteiro, no Catumbi, vai receber um reforço de 50 homens no efetivo.
Apesar da presença da polícia, moradores das comunidades têm sofrido com a violência na região. Na última semana, uma menina de 10 anos foi atingida por uma bala perdida durante confronto entre PMs e traficantes. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) vai realizar incursões para auxiliar no processo de pacificação das favelas.
“Lamentavelmente ainda há ações criminosas nessas comunidades. Vamos trabalhar em conjunto com o Bope, que é uma força de intervenção tática. É importante que a comunidade saiba que chegamos para ficar e não vamos sair. Aquele que insistir na atividasde criminosa, terá que buscar outra atividade.
Batalhões ganharão reforço no efetivo
Sérgio Cabral anunciou ainda que três batalhões da capital – 41º BPM (Irajá), 9º BPM (Rocha Miranda) e 14º BPM (Bangu) – e áreas de batalhões da Baixada Fluminense, de Niterói e São Gonçalo receberão reforço de três mil policiais que entram no Regime Adicional de Serviço (RAS). A estimativa é de mais 1700 policiais nas ruas diariamente.
O objetivo do regime é acabar com o “bico” praticado por policiais de folga e foi utilizado com sucesso durante a Rio+20. De acordo com José Mariano Beltrame, o projeto será implantado em 12 batalhões do Estado.
Complexo da Penha vai receber obras do PAC
Segundo o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o Complexo da Penha vai receber obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nos mesmos moldes daquelas que são realizadas no Complexo do Alemão. O secretário Estadual de Obras, Hudson Braga, está reunido em Brasília com a ministra do Planejamento Miriam Belchior para levantar a verba necessária para implantação do projeto.
As UPPs dos morros da Fé e Sereno e da Chatuba, contarão com 400 policiais, que passarão a interagir no cotidiano de aproximadamente 13,5 mil moradores desses lugares, conforme levantamento feito pelo Instituto Pereira Passos com base no Censo 2010.
A UPP Chatuba, contará com o comando do capitão Bruno Leite, 31 anos, e tem um efetivo de 230 policiais. Já a UPP Fé/Sereno contará com 170 militares, sob o comando do capitão Leo Ludolff, 37 anos. A unidade Chatuba atenderá também as subcomunidades Parque Proletário do Grotão, Caixa D’água, Caracol e Laudelino Freire. Já a UPP Fé/Sereno será responsável ainda pelo policiamento das localidades Paz, Frei Gaspar e Maturaca.
Fonte: O Dia
Mais notícias sobre Penha RJ:
- Guardas municipais vão virar zeladores na Penha
- Peça teatral para adultos é atração deste fim de semana na Arena Carioca Dicró na Penha
- Praças e áreas públicas de esportes e lazer podem ser adotadas na Penha
- Idosos da Penha podem se vacinar contra a gripe nas Casas de Convivência
- Líderes comunitários do Alemão e Penha fazem curso jurídico