Exposição no Teleférico do Alemão mostra a evolução da moradia no Rio
quarta-feira, 23 de outubro de 2013Uma exposição montada na Estação de Bonsucesso do Teleférico do Alemão faz uma homenagem a dois grandes nomes da literatura brasileira: Aluísio Azevedo e Raul Pompéia. A mostra vai aproveitar as principais obras dos dois autores, “O Cortiço” e “O Ateneu”, para falar sobre moradia e educação na cidade do Rio. O trabalho poderá ser visto até o dia 10/12 e a visitação é gratuita.
Intitulada “Raul Pompéia e Aluísio Azevedo, educação e moradia na literatura nacional” a exposição reúne fotos e informações. A mostra foi dividida em dois núcleos: Raul Pompéia – O Ateneu, que tem como conteúdo A educação no Rio de Janeiro de fins de século XIX e Aluísio Azevedo – O Cortiço, com o tema A moradia popular no Rio de Janeiro nos fins do século XIX.
Para o núcleo do Aluísio Azevedo, o Instituto Pereira Passos (IPP) concebeu uma linha do tempo que registra a evolução das moradias populares na cidade do Rio de Janeiro passando pelos modelos dos cortiços, parques proletários, ocupações até chegar às favelas, dos dias de hoje. Todo o material deste painel, chamado “Da demolição do cortiço Cabeça de Porco ao Teleférico do Alemão: 120 anos de história da habitação popular no Rio de Janeiro”, foi pesquisado e organizado pelo assessor especial da presidência do IPP, Fernando Cavallieri.
– Pesquisamos 15 livros entre diversos documentos históricos. Tivemos acesso a imagens do fotógrafo Augusto Malta, primeiro profissional da Prefeitura do Rio a realizar registros fotográficos da cidade a partir de 1903. Além dele, utilizamos imagens da Secretaria de Habitação para compor 13 painéis, com 26 imagens que demonstram as principais políticas públicas para a habitação popular desde o começo do século passado – explicou Fernando Cavallieri.
A curadoria-geral é de Alexei Bueno. A mostra comemorativa marcará a passagem dos 150 anos de nascimento de Raul Pompéia e do centenário de morte de Aluísio Azevedo, completados neste ano de 2013.
Serviço: Raul Pompéia e Aluísio Azevedo, educação e moradia na literatura nacional
Endereço: Estação Bonsucesso do Teleférico do Alemão / Praça das Nações Unidas, s/nº – Penha.
Período: 22/10 a 10/12
Entrada franca