Líderes comunitários do Alemão e Penha fazem curso jurídico
quarta-feira, 25 de abril de 2012Líderes comunitários dos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, e policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento da região, participarão do Curso de Capacitação Justiça e Cidadania, promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a partir da próxima semana.
A nova turma, que terá 50 líderes comunitários e dois policiais militares, contará com aulas conceituais e palestras de reciclagem, com o objetivo de aproximar o Judiciário da população. Segundo o TJ, por meio da capacitação, os líderes comunitários aprendem a utilizar todos os recursos disponíveis para a conquista de seus direitos e, ao fim das aulas, podem se tornar multiplicadores nas comunidades. Com duração aproximada de um mês, o curso começa na próxima terça-feira e vai até 22 de junho.
A iniciativa faz parte do Programa Justiça Cidadã que, desde o ano passado, promove cursos de capacitação especificamente para as comunidades que receberam unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O primeiro ocorreu no Fórum Regional do bairro da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, com capacitação de 37 líderes comunitários da Cidade de Deus e 15 policiais militares lotados na UPP daquela região.
Os Complexos do Alemão e da Penha receberam, na última quarta-feira, as duas primeiras UPPs depois da ocupação do Exército, há cerca de dois anos. Com efetivo de 660 policiais militares, as novas unidades estão funcionando nas comunidades da Fazendinha e Nova Brasília, onde moram cerca de 40 mil pessoas. De acordo com o governo do Rio de Janeiro, até junho, mais seis UPPs serão instaladas na região.
Fonte: Portal Terra
Mais notícias sobre Penha RJ:
- Penha: Projeto vai capacitar mulheres para liderar jovens em comunidades
- Arena Cultural Dicró promove exposição de fotos antigas da Penha
- Bombeiros de quartéis do Irajá e da Penha combatem incêndio em apartamento no subúrbio do Rio
- Telemedicina está em fase de teste em hospital na Penha
- Bebê é abandonado dentro de caixa na Vila da Penha