Penha: Mais de 1,5 mil vagas para o Pronatec
terça-feira, 24 de julho de 2012Até sexta-feira, dia 27, estará aberta as inscrições para 1.636 vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), de qualificação e formação profissional em diversas áreas, voltado para beneficiários do Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico).
Dentre os cursos profissionalizantes estão os de operador de telemarketing, pintor de obras ou de automóveis, soldador, eletricista, pedreiro de alvenaria, auxiliar de operações em logística, operador de computador, costureiro, modelista, confeccionador de bolsas e bijuterias, dentre outros.
Com duração média de dois a quatro meses, as capacitações são abertas a pessoas com registro no CadÚnco do Governo Federal, e que tenham como meta à qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho. Os cursos são executados pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai) e compõem as ações do Plano Brasil Sem Miséria.
Todos os usuários terão gratuidade nas mensalidades, material didático, transporte e alimentação durante os cursos.
Para se inscrever, os interessados devem ir até o dia 27, das 9h às 17h, em um dos cinco Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), portanto carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e o número do NIS (Número de Identificação do Trabalhador).
Mais informações nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) do município, no site da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), rio.rj.gov.br/smas, ou no telefone 1746, da Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Locais para inscrição:
Tijuca – Rua Camaragibe, 25
Méier – Rua Vinte e Quatro de Maio, 931
Ilha do Governador – Estrada do Dendê, 2.080
Jacarepaguá – Estrada do Guerenguê, 1.630 – 2º andar
Bairro Campo Grande – Rua Barcelos Domingos, 162
Fonte: Prefeitura do Rio